segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

o Amor


 Sábia, minha mãe sempre diz que o amor começa junto com a admiração, seja pela simpatia, seja pela formação, seja pela profissão, seja pela cumplicidade, enfim, o amar anda junto com o admirar. Muita admiração. É este sentimento que segura o amor, quando o sentimento se desgasta e é massacrado por problemas variados da vida e pelo tempo, o amor tende a acabar também.
 Admiração anda também com o orgulho. Para se apaixonar por alguém, é preciso sentir orgulho e admiração pelo ser amado. E vale para homens e mulheres. Quando vemos casais muito tempo juntos, vem a velha pergunta: porque este casal está há tanto tempo junto? Admiração. De um pelo outro, ou de apenas um só. Mas este sentimento segura a relação.
No caso do homem, esta admiração passa pela questão profissional. Vamos à explicação: um homem realizado, bem sucedido é mais seguro e pronto para fazer uma mulher feliz. As mulheres gostam de se sentir seguras. Mas mais que a questão profissional, este homem tem que se sentir seguro diante da vida, precisa ter inteligência emocional, ter maturidade para amar, arriscar, ganhar ou perder. Homens mal resolvidos, que iludem mulheres, somente para ter várias nas mãos, são homens infantis em suas relações, que não querem melhorar, que não fazem a mínima questão desta ou daquela mulher. Vivem na sedução, pela sedução e só. Podem até inspirar admiração, mas esta não dura muito tempo. É o famoso: mais dia menos dia, a máscara cai, e a verdadeira pessoa aflora.
E o que será que os homens precisam sentir por suas mulheres ou amores? A mesma coisa. As duas palavras – orgulho e admiração.
O ato de admirar nos põe em movimento e vale também para todas as relações. Quando a admiração acaba, acaba a amizade, acaba o respeito, acaba a vontade de tudo. Acaba o amor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário